71 3052-5062

DORES NA SOLA DO PÉ: TEM TRATAMENTO?

Quando acordo e piso o chão pela primeira vez, os dois calcanhares doem muito. Estou acima do peso e sedentária ha pelo menos 06 meses. O que devo fazer?

Conversamos com o médico ortopedista da Bios Saúde, o Dr. Eduardo Teixeira, que nos ajudou a elaborar esta resposta de uma cliente Theramed, recebida através do nosso instagram. Esperamos que possa esclarecer as suas dúvidas!

O especialista iniciou dizendo que é uma queixa frequente e relatada normalmente como “dor tipo pisar em prego na área do calcâneo” logo ao se levantar da cama pela manhã. Segundo ele, essa dor aguda pode melhorar depois de horas e piorar à tarde. Normalmente não se verifica alteração visível, mas pode apresentar leve edema ou vermelhidão, e acrescenta: “É preciso estar atento às deformidades locais e em outras articulações. Caracteristicamente, a região plantar medial do calcanhar é dolorosa ao toque, podendo ser piorada pela flexão dorsal forçada dos dedos. Importante observar também, com a palpação, a própria fáscia plantar e os trajetos dos nervos plantares, que poderão evidenciar rupturas, nódulos ou neuromas”.

Os principais diagnósticos diferenciais são: fascite plantar, ruptura da fáscia plantar, tendinite dos flexores curtos, síndrome do canal do tarso, neuromas, corpos estranhos, coalizão tarsal e tumores ósseos e de partes moles, além das doenças reumáticas.

Como sugestão, o Dr. Eduardo Teixeira cita as seguintes condutas, após a “necessária avaliação médica”:

A) orientação quanto à postura e obesidade;

B) orientação ergonômica ou de sobrecarga (no trabalho ou no esporte);

C) uso de calçados com leve salto, deslocando parte do peso para o antepé;

D) uso de palmilhas que contenham lateralmente o achatamento do coxim e absorvam choques, corrigindo a pronação;

E) medicação analgésica e antiinflamatória;

F) infiltrações com anestésico e corticóide local;

G) métodos de fisioterapia e osteopatia.

Deixe o seu comentário